Fala Manoelito
Fala Manoelito
Fala Manoelito

PATRIMÔNIO HISTÓRICO ABANDONADO

No dia 31 de março, o Viaduto Catalão completou 70 anos, tornando-se um dos mais antigos e importantes marcos da mobilidade urbana de Ilhéus. Construído em 1955 pelo então prefeito Eduardo Catalão, que emprestou seu nome à obra, o viaduto conecta o Alto Teresópolis ao Alto da Conquista, maior bairro da cidade, servindo de elo fundamental entre a região central e as áreas adjacentes.

Desde sua inauguração, a via desempenhou um papel essencial na circulação urbana, atravessando o bairro da Conquista, passando pela Avenida Brasil e descendo até a Avenida Itabuna pela antiga "Ladeira da Coelba". Nos anos 1960, já era de grande valia para a cidade, e hoje, em pleno século XXI, continua sendo uma rota fundamental para a mobilidade entre o centro comercial de Ilhéus e os bairros do setor norte.

Infelizmente, apesar de sua importância, o viaduto encontra-se em estado de abandono. No governo passado, foram gastos R$ 500 mil em uma "reforma" que se limitou a pintura, iluminação e troca de balaústres. No entanto, a execução do serviço deixou muito a desejar, e a pintura, mal feita, já está descascando.

Outro problema crítico são as encostas do viaduto. Com as chuvas torrenciais que atingiram Ilhéus recentemente, foi improvisada a colocação de lonas pretas nas laterais, uma solução paliativa que não resolve os riscos estruturais. O projeto da reforma previa a contenção desses barrancos, mas nada foi feito. Agora, a área tornou-se um perigo iminente, com riscos de deslizamentos que podem atingir pedestres, veículos e até mesmo danificar imóveis adjacentes.

O atual governo, que assumiu sob a promessa de renovação, incluiu o viaduto em seu planejamento para os primeiros 100 dias de gestão. A população aguarda esperançosa que a palavra dada seja cumprida e que esse importante patrimônio histórico e viário de Ilhéus receba a atenção devida.

O futuro será bem melhor.

Manoelito Puentes 6455/BA

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem