Fala Manoelito
Fala Manoelito
Fala Manoelito

Porto Sul: O Sonho de Meio Milhão de Pessoas Está em Suas Mãos, Presidente Lula!

Meu nome é Mesaque Barboza Soares, formado em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus/Bahia, advogado militante, estou vereador do município de ilhéus nessa legislatura e sou um filho órfão do Porto Sul.

Sou filho do Porto Sul porquê eu me lembro quando a vinda do Presidente Lula ao nosso município no ano de 2008 para anunciar aquele mega empreendimento que seria erguido no município de ilhéus fez renascer a esperança no nosso povo.

Era um dia normal na Escola Média de Agropecuária da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira - EMARC - Uruçuca, escola técnica que preparava os alunos para o mercado de trabalho, hoje foi transformada em Instituto Federal.

Era um dia normal quando os professores felizes diziam pelos corredores da EMARC “o presidente Lula vem anunciar um grande projeto”, todos ficaram curiosos e fomos mobilizados a ir ver o Presidente Lula. Eu estava lá, sou testemunha da promessa feita ao nosso povo. Vi o Presidente Lula anunciar esse grande projeto com grande entusiasmo que trouxe de volta a esperança da região cacaueira há tempo esquecida por Brasília e até por Salvador.

Eu sair daquele “comissio” cheio de esperança e, visionário que era já naquela época, prevendo o boom econômico que ilhéus ia viver, pregado pelo nosso atual presidente resolvi abandonar o curso técnico em agropecuária e ingressar no curso de direito. Posso então dizer que sou filho do Porto Sul.

Depois de uma década e meia, depois de tantas obras, depois do Presidente Lula ter inaugurado  trecho da Fiol no Município de Uruçuca-Bahia, querem me deixar órfão do Porto Sul.

O que faremos, Presidente Lula, com as pessoas que acreditaram no senhor?

O que diremos às 500 mil pessoas que aguardam ansiosamente a conclusão do projeto e operação do Porto Sul?

O que falaremos aos empresários que fizeram investimentos confiando em sua palavra?

O que faremos com os trechos inaugurados?

O que vamos dizer às famílias que foram realocadas, tiradas de suas casas, fazendas, sítios e comunidades para dar lugar a esse projeto?

O que diremos às milhares de pessoas que se especializaram em diversas áreas técnicas esperando a chegada do Porto Sul?

Ao que me parece, essas audiências públicas apenas estão sendo realizadas para obedecer uma formalidade legal e acabar com o projeto intermodal da Fiol e Porto Sul, com argumentos técnicos que antes, se fossem defendidos, tais pessoas sequer ocupariam essa Tribuna.

Mas agora é conveniente. Isso já foi decidido em um cafezinho de dois magnatas qualquer em Paris, Nova York ou quem sabe em Dubai. Mas nosso povo é soberano. O Brasil é soberano. O destino das nossas riquezas somente nós podemos decidir. E foi confiado ao senhor, Presidente Lula esse poder de decidir. Ao senhor foi dado Poder de arquivar os nossos sonhos.

Quero registrar que em outros governos, tidos por pouco democrático, marcados pela falta de diálogo, o nosso projeto nunca esteve ameaçado.

Ironicamente, novamente, Presidente Lula, o senhor tem em suas mãos a esperança do povo ilheense, a esperança da região cacaueira, o destino de ilhéus, Itabuna, Uruçuca. Aurélio Leal, Ubatã, Ipiau, Jequié, Caetité e tantas outras cidades baianas que dependem desse projeto.

Se o projeto do Porto Sul for arquivado será a maior fake News da história do nosso povo sofrido.

Se esse governo não gosta de fake News,  não mate a esperança do nosso povo.

Finalizo com a fala do Presidente Lula no dia 13/07/2023 “É pela soberania nacional que precisamos construir a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e outras ferrovias pelo país. É pelo crescimento do Brasil. Nosso país será do tamanho que quisermos.”

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem